Faces da Floresta – Os Yanomami do fotógrafo Valdir Cruz

Crédito: Mulher com cinzas e lágrimas passados no rosto – uma forma de luto dos Yanomami
Série – Yanomami
Fotografado/1996
Amazonas – Brasil
Pigmento sobre papel
Tamanho – aprox.: 50 x 75 cm
Fotógrafo Valdir Cruz

No dia 28 de novembro, o MAI celebra seus 13 anos, com o início de um novo capítulo na nossa sala de exposições temporárias: Faces da Floresta: Os Yanomami do fotógrafo Valdir Cruz.

A exposição apresenta parte de uma série de fotografias que surgem com o interesse do fotógrafo Valdir em registrar o mundo Yanomami; muito além do mundo cultural, aprofundando no registro os problemas de saúde, que afetam esta etnia, causados por ocupações irregulares de garimpeiros, madeireiros, entre outros invasores.

O nome Faces da Floresta, inclusive sugerido pelo próprio Valdir Cruz, vem de seu livro homônimo que inclui parte das fotos que fazem parte dessa exposição, que nos guia ao olhar do artista.

Suas fotos falam e instigam no expectador uma interação de sentimentos, um diálogo poético com o mundo Yanomami.

Acesse aqui os textos da exposição:

Texto Exposição Faces da Floresta – Os Yanomami (por Ana Italia e Julianna)

Valdir Cruz e os Yanomami ( por Rubens Fernandes Junior)

Venha conhecer esse olhar! #VemProMAI