Mbaraka
O “Mbaraka” (chocalho) é feito de porongo com sementes de iva’u dentro e com cabo de madeira. Na mitologia Nhandeva a sabedoria é transmitida pelos som do Mbaraka usado pelo xama e todos os homens no cerimonial. Vários xamas definem estes instrumentos musicais e adornos usados no “jeroky” (cerimônia) como o documento do índio, em contraposição ao documento de identidade do branco, um papel. As sementes tem que ser escolhidas. Se colocar “a toa” o Mbaraka “não fica feliz”! “Assim como nós, quando estamos muito alegres, temos força.” Por isso enfeita-se com flores de algodão e pinta-se com urucum.
O estado de calor está associado com períodos de transição entre o que se é e o que se está por ser. As pessoas, os frutos da terra e os instrumentos rituais passam por um “resfriamento” e os provem de “temperança” caracterizado por um modo de ser calmo.
Há uma diferença entre o formato do Mbaraka utilizado pelos Kaiowa e o usado pelos Nhandeva. Os primeiros são mais redondos e maiores, os segundos mais longilíneos e menores.