Arte no Corpo, pintura na Alma

Apresentar a arte corporal indígena, requalificando conceitos é um intuito desta exposição fotográfica.

Manoel Martins adentra o mundo indígena acompanhando a esposa Julianna Podolan Martins, registrando através da fotografia suas expedições por este Brasil indígena.A paixão de Julianna contamina Manoel Martins; seu olhar e sensibilidade conseguem captar a beleza estética desta arte milenar e a importância deste adornar, impresso na pele com urucum e jenipapo.

As fotografias de Manoel Martins além de captar a beleza plástica da pintura corporal, revelam a excelência artística do fotografo como elemento catalizador desta arte e nós os expectadores. Imagens com grafismos impactantemente belas para o nosso olhar, remetem a algo mais profundo na cultura indígena. Cada traço, cada detalhe é parte de histórias, lendas, crenças e significados ritualísticos.

Esta série de fotografias nos convida a um aprofundamento, um desdobramento da arte indígena, como um todo onde a precisão absoluta, a estética apurada da pintura corporal na ancestralidade destes rituais, vistos aqui através da magia da fotografia de Manoel Martins.

Curadoria
Ana Itália Paraná Mariano