+ INFOS

Infos: mai@maimuseu.com.br

Agendamentos: educativo@maimuseu.com.br

ENTRADAS

Meia-entrada: R$ 12,00
Inteira: R$ 24,00

HORÁRIOS

Segunda à Sexta das 10h às 17h30
Sábados das 10h às 17h

Exposições


Arte no Corpo, pintura na Alma

16 de Novembro de 2016 a Março de 2018


Apresentar a arte corporal indígena, requalificando conceitos é um intuito desta exposição fotográfica.

Manoel Martins adentra o mundo indígena acompanhando a esposa Julianna Podolan Martins, registrando através da fotografia suas expedições por este Brasil indígena.A paixão de Julianna contamina Manoel Martins; seu olhar e sensibilidade conseguem captar a beleza estética desta arte milenar e a importância deste adornar, impresso na pele com urucum e jenipapo.

As fotografias de Manoel Martins além de captar a beleza plástica da pintura corporal, revelam a excelência artística do fotografo como elemento catalizador desta arte e nós os expectadores. Imagens com grafismos impactantemente belas para o nosso olhar, remetem a algo mais profundo na cultura indígena. Cada traço, cada detalhe é parte de histórias, lendas, crenças e significados ritualísticos.

Esta série de fotografias nos convida a um aprofundamento, um desdobramento da arte indígena, como um todo onde a precisão absoluta, a estética apurada da pintura corporal na ancestralidade destes rituais, vistos aqui através da magia da fotografia de Manoel Martins.

Curadoria
Ana Itália Paraná Mariano
Ana Silvia Paraná Mariano Kerin