+ INFOS

Infos: mai@maimuseu.com.br

Agendamentos: educativo@maimuseu.com.br

ENTRADAS

Meia-entrada: R$ 12,00
Inteira: R$ 24,00

HORÁRIOS

Segunda à Sexta das 10h às 17h30
Sábados das 10h às 17h

Agenda

Kene – O Grafismo Huni Kuin



Com o Pajé Huni Kuin Tadeu Siã Txana Huibei e sua esposa Genilda Bunke

18/12/2018

A Samaúma Saberes Ancestrais em parceria com o MAI, Museu de Arte Indígena de Curitiba promovem uma palestra sobre os KENES, o grafismo Huni Kuin, contando as histórias ancestrais dos desenhos e suas variadas formas e significados, a geometria sagrada dos povos da floresta amazônica.
Resgatando os Saberes Ancestrais dos Povos originários do Brasil reescrevendo a história de nosso país diretamente da fonte.

Tadeu Siã Txana Hui Bai é Cacique e Pajé da Aldeia São Joaquim Centro de Memória, Terra Indígena Huni Kuin Baixo Rio Jordão, Acre. Ele é filho do grande Pajé Agostinho Ikamuru, de quem herdou os saberes de cura tradicionais de seu povo. Grande conhecedor das histórias, medicinas e cantos sagrados, ele é um dos criadores e guardiões do jardim de plantas medicinais do Centro de Memória. Tadeu Siã é também cineasta formado pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, já tendo realizado o documentário Basnẽ Puru Yuxibu, além de colaborar na realização de outros documentários e livros sobre o povo Huni Kuin. Nos últimos anos, vem compartilhando da cultura e medicinas do povo Huni Kuin pelo Brasil e pelo mundo.