Kene – O Grafismo Huni Kuin

DATA: 18/12/2018

A Samaúma Saberes Ancestrais em parceria com o MAI, Museu de Arte Indígena de Curitiba promovem uma palestra sobre os KENES, o grafismo Huni Kuin, contando as histórias ancestrais dos desenhos e suas variadas formas e significados, a geometria sagrada dos povos da floresta amazônica.
Resgatando os Saberes Ancestrais dos Povos originários do Brasil reescrevendo a história de nosso país diretamente da fonte.

Tadeu Siã Txana Hui Bai é Cacique e Pajé da Aldeia São Joaquim Centro de Memória, Terra Indígena Huni Kuin Baixo Rio Jordão, Acre. Ele é filho do grande Pajé Agostinho Ikamuru, de quem herdou os saberes de cura tradicionais de seu povo. Grande conhecedor das histórias, medicinas e cantos sagrados, ele é um dos criadores e guardiões do jardim de plantas medicinais do Centro de Memória. Tadeu Siã é também cineasta formado pelo Projeto Vídeo nas Aldeias, já tendo realizado o documentário Basnẽ Puru Yuxibu, além de colaborar na realização de outros documentários e livros sobre o povo Huni Kuin. Nos últimos anos, vem compartilhando da cultura e medicinas do povo Huni Kuin pelo Brasil e pelo mundo.