Cantos
Xamas sempre que conversam acabam cantando. Parece que há coisas que só são ditas “em canto”, e principalmente quando o xama deseja expressar o ponto de vista dos deuses, os quais, não andam, dançam; não falam, cantam! Há o canto para fazer armadilha, para fazer anzol, para caçar, para parto, para afastar mau tempo, para cura. Os cantos são como uma caminhada ascendente que leva os participantes até “La” ( conexão com “Nhamandu” = Criador ).
A maneira como os Guarani cantam também tem significado especial. Os sons graves são próximos à terra, os sons de agudos estariam longe dela. As meninas têm que cantar forte e agudo, todas juntas, em coro, afinadas. Isso faz o coração contente.
Cantar na própria língua dá aos Guarani força espiritual e corporal que ajuda na manutenção da comunicação com as divindades. Sem dançar e cantar, a vida do Guarani neste mundo estaria em risco. Como os deuses tocam seus instrumentos para fazer existir a Terra, os seres humanos também devem acompanhar. Todos fazem parte da mesma orquestra.